quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Editais Funarte/Petrobras

Premiações abrangem projetos de artes na rua, estímulo ao circo e artes visuais
O Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Petrobras, publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de agosto (Seção 3, páginas 13 a 16), três editais de seleção pública, cujas inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira (16), até 29 de setembro.
Um deles, porém, o 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais foi republicado no dia 17 de agosto, no Diário Oficial da União (seção 3) e, somente no caso específico desse edital, as inscrições serão encerradas no dia 3 de outubro.
Artes na Rua
O Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (Circo, dança e teatro) promoverá, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio parcial ou integral a grupos, companhias ou artistas, por meio de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades.
Podem participar do prêmio pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.  Cada proponente poderá concorrer com um projeto e em apenas um dos módulos do edital, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e também associações que abriguem diversos grupos ou companhias. Inscrições até 29 de setembro.
Confira aqui o edital.
Estímulo ao Circo
O Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011 tem como objetivo promover, por meio de seleção, a concessão de prêmios de apoio, parcial ou integral, a circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio de recursos que viabilizem projetos nas diversas regiões do país e ainda premiar artistas circenses pela contribuição ao desenvolvimento e divulgação dessa arte.
O programa terá sete módulos: Circo Itinerante, Artista Independente (solo ou dupla), Trupes e Grupos, Formação, Pesquisa, Mérito Artístico e Eventos. Para os dois últimos módulos dessa premiação, podem participar somente pessoas jurídicas. Inscrições até 29 de setembro.
Confira aqui o edital
Artes Visuais
A 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais promoverá o intercâmbio interregional por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais como oficinas artísticas, workshops, oficinas de qualificação, palestras, performances, audiovisual, instalações, novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisas de linguagem.
Este ano, serão selecionados 45 projetos em todo o país. Cada um dos contemplados receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. O programa visa fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público. Será permitida a inscrição de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, em nome próprio ou como representante de pessoa física.  Inscrições até 3 de outubro.
Veja aqui o edital
Mais informações na página da Funarte