quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

RENATO CURVELO FARÁ PALESTRA PARTICIPATIVA

Dr. Renato Curvelo:
Palestra sobre crimes na internet.

O I Encontro de Blogueiros de Bom Conselho ficará marcado na Terra de Papacaça como um evento de alto nível. Troca de idéias, de experiências entre os profissionais de comunicação, será ponto preponderante no evento. As palestras terão temas atualizados, como por exemplo, como uma pessoa pode ser punida pela justiça quando cometer um crime virtual, a importância de um blog na divulgação dos acontecimentos do local ao regional, todo blog vai além fronteira, afinal, quem deve levar a sério um blog, ferramentas de um blog, etc.
Outro ponto importante para este evento é o local que será realizado. O Educandário Menino Jesus de Praga que tem o comando do casal Carlos Adelmar (DEL) e Tânia Padilha, referência na qualidade de ensino, tem uma infraestrutura que não perde para colégios de grandes centros. Graças a amizade, o respeito com estes nobres bonconselhenses e a visão de empreendedorismo que eles têm, não tinha outro lugar melhor para que este encontro acontecer e ser tão aguçado.  O evento está se avolumando de um jeito, que se você não participar, caro blogueiro, ficará imaginando apenas que Marte ainda é muito longe. 
  
PALESTRA: A importância dos blogs como instrumentos de divulgação do local ao regional.  

Maikel MarquesÉ jornalista formado (MTB/AL 652) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Exerceu a Chefia de Reportagem da Gazeta de Alagoas (Sucursal Arapiraca), entre 2000 e 2008. Esteve Editor Executivo de Cidades, em Maceió, entre 2008 e 2010. Atualmente, é repórter de Cidades e autor da coluna Integração, veiculada na mesma Gazeta. Apaixonado por fotografia e por comunicação digital, mantém o blog atualizado desde 2006. É vencedor do Prêmio Banco do Brasil/Petrobras de Jornalismo (2005). Esteve assessor de imprensa da Corregedoria Geral do Judiciário alagoano no biênio 2009/2010. Atualmente, está assessor de imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

NA PRÓXIMA SEMANA DIVULGAREMOS OS NOMES DOS PARCEIROS.

Vereadores aprovam sete projetos de lei no 1º dia de trabalho no ano em SP.

Os vereadores da cidade de São Paulo aprovaram na tarde desta quarta-feira (9), na primeira sessão de 2011, sete projetos do Executivo em primeira votação. Dentre os projetos, cinco são relacionados a um aumento de salário para os servidores da Guarda Civil Metropolitana da cidade. Outra aprovação foi de uma bonificação para os servidores de ensino básico e médio, como pedreiros e pintores que trabalham para a Prefeitura de São Paulo. O último projeto aprovado criou 8.331 vagas de professores em 50 escolas de nível fundamental e médio da rede municipal de ensino público. Para virar lei, os projetos precisam ser aprovados em uma segunda votação e serem sancionados pelo prefeito.

Médico de José Alencar considera 'muito difícil' nova cirurgia.

O médico Raul Cutait, um dos coordenadores das equipes médicas que acompanham José Alencar no Hospital Sírio-Libanês, afirmou na noite desta quarta-feira (9) que considera “muito difícil” que o ex-vice-presidente seja submetido a uma nova cirurgia neste momento.
Alencar voltou a ser internado por volta das 14h desta quarta-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com um boletim médico divulgado às 19h30, ele foi internado com peritonite – inflamação no peritônio, membrana que reveste as paredes do abmônen – causada por uma perfuração no intestino e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O estado de saúde dele é considerado grave.
No hospital, Cutait lembrou que última cirurgia de Alencar os médicos já tentaram chegar até o local no intestino onde houve hemorragia  e não tiveram sucesso. O quadro de saúde de Alencar é considerado delicado, mas o médico destacou que Alencar está consciente e que passa por exames para avaliação da conduta médica a ser adotada.
O ex-vice-presidente havia deixado o Sírio-Libanês no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo, depois de 33 dias de internação em função de sucessivas hemorragias e para o tratamento do câncer no abdome. No dia seguinte, recebeu uma autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa.

PE: dono de escola onde queda de viga matou menina é indiciado.

A Polícia Civil de Camaragibe, no Grande Recife, entregou ao Ministério Público (MP) nesta quarta-feira a conclusão do inquérito que investigou a morte da menina Maria Vitória Inácio, 4 anos, ocorrida em novembro de 2010. Ela foi atingida por uma viga de madeira dentro da Escola Internacional de Aldeia. John Willis Fryer, 73 anos, dono da escola, foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
"A nossa perícia constatou que houve negligência na manutenção das vigas e, por isso, ele foi indiciado por homicídio culposo. Verificamos que as madeiras das vigas não eram ideais ou estavam desgastadas", afirmou o titular da DP de Camaragibe, delegado Roberto Geraldo.
Foram três meses de investigação, conforme a polícia. A viga que atingiu a criança dava sustentação ao alpendre da unidade de ensino e desabou. A menina chegou a ser levada para um hospital no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. O dono da escola vai responder ao processo em liberdade, já que o crime é culposo e ele não atrapalhou a apuração da polícia.

COMUNICADO: CARTÓRIO ELEITORAL DE BOM CONSELHO

O Cartório Eleitoral da 61ª Zona Eleitoral de Bom Conselho - PE, comunica aos eleitores dos municípios de Bom Conselho e Terezinha, que está afixado no Cartório Eleitoral da 61ª Zona Eleitoral de Bom Conselho/PE, a relação contendo os nomes e os números de inscrição dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições, que ficará disponível para conhecimento dos interessados de que, por força do disposto nos arts. 7º parágrafo 3º, e 71, V, do Código Eleitoral, deverão ter as respectivas inscições canceladas.
Desta forma, os referidos eleitores constantes da supracitada lista, que não comparecerem ao cartório eleitoral, para comprovação do exercicio do voto, do pagamento da (s) multa (s) correspondente (s) ou de justificação de ausência, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do dia 14.02.2011, implicaráo cancelamento automático das inscrições, nos termos dos parágrafos 6º e 8º do art. 80 da Res.-TSE nº 21.538, de 14/10/2003.

Atenciosamente,
Abérides Nicéas de Albuquerque Filho
Juiz Eleitoral desta 61ª Zona

Polícia resgata criança abandonada em barraco em Murici.

Após denúncias de populares, policiais da Força Nacional de Seguranca, comandados pelo Capitão Gondim, resgataram, no início da tarde desta quinta-feira (09), uma crianca de somente três meses de vida que estava abandonada dentro de uma barraca em cidade de lona montada município de Murici, Zona da Mata de Alagoas. Ao adentrar no interior da barraca, os militares encontraram a criança em estado de extrema desidratação e desnutrição. Foi quando os policiais conduziram a criança até o hospital daquele município, para a realização dos primeiros socorros.
Agentes do conselho tutelar estão à procura dos responsáveis pela criança, para que o mesmo possa realizar a transferência do recém-nascido para Maceió, haja vista a gravidade da desidratação.
Segundo os funcionários do hospital para onde a criança foi encaminhada, a mesma corria sério risco de morte e provavelmente não resistiria se continuasse a viver nas condições em que foi encontrada. Os profissionais chegaram a dar, naquela situação, apenas mais de duas semanas de vida.

1,4 milhão de eleitores podem ter título cancelado, diz TSE.

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até o dia 14 de abril para regularizar a situação, pois caso contrário, terão o título de eleitor cancelado. Segundo a Justiça Eleitoral, 1.472.174 eleitores brasileiros estão nesta situação.
Para regularizar a situação, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. Já está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), na opção “Serviços ao eleitor”, uma consulta que permite ao eleitor verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento.
Segundo o TSE, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.
De acordo com o TSE, quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.
A irregularidade também pode gerar dificuldades, segundo o TSE, para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Os eleitores analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos não precisam se submeter às regras pois nestes casos o voto é facultativo. Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.

Cancelamentos
A atualização cadastral ocorre sempre no ano posterior às eleições. Em 2009, foram cancelados 551.456 de documentos daqueles eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência.
Em 2007, foram 1.640.317 títulos cancelados. Em 2006, ano posterior ao referendo realizado em 2005, a Justiça Eleitoral retirou dos seus cadastros 569.899 títulos eleitorais. Já em 2005 foram cancelados 1.081.721 documentos, após o registro das ausências ao pleito de 2004. Em 2011, São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado: 350.816. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 140.339, e Minas Gerais, com 131.098. Entre os municípios, São Paulo também se destaca com o maior número de eleitores que podem ter o título cancelado: 110.128. 00

Duas cidades do interior do Paraná terão eleições neste ano.

Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Kaloré, município da região Norte do estado, terão eleições neste ano. Em Itaperuçu o pleito será 3 de abril e em Kaloré, em 1º de maio. As eleições suplementares foram marcadas pelo Tribunal Superior  Eleitoral (TSE) porque os últimos prefeitos foram cassados por crime eleitoral. Em ambas as cidades o atual prefeito é o presidente da Câmara de Vereadores.
De acordo com Irajá Prestes Matta, desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), outros dez municípios podem realizar eleições suplementares. São casos em que os candidatos entraram com recursos contra a decisão do TRE e, portanto, o processo não foi concluído.
Em Kaloré o impasse eleitoral vem desde 2004, quando o prefeito Eleomil Fuzetti (PL) e o vice Edemilson Luis Stencel (PDT) foram reeleitos. O segundo colocado, Adnan Luiz Canelo (PMDB), ingressou na Justiça com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e conseguiu parecer favorável ocasionando a cassação de Fuzetti, três anos depois. Em 2008, Canelo foi reeleito. Entretanto, Edemilson Stencel, que era vice do prefeito cassado em 2007 e foi candidato ao cargo em 2008, recorreu à Justiça questionando a legibilidade do adversário.
Novamente o parecer da Justiça foi favorável e Canelo perdeu o mandato. O candidato, porém, conseguiu liminar que suspendeu a decisão judicial e voltou à prefeitura até que o mérito da ação fosse julgado. Isso durou dez dias. O entendimento dos juízes do TRE/PR foi que o mandato de Canelo deveria ser cassado. Foi então que o presidente da Câmara de Kaloré assumiu, interinamente, o cargo.
São quase 3.600 votantes na cidade. Willian Serra, chefe do Cartório Eleitoral de Jandaia do Sul, que é responsável pelas eleições em Kaloré, comentou que o pleito no município é polarizado. “A disputada eleitoral acontece entre dois grupos”, afirmou Serra. Segundo ele, em 2008, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 259 votos. Ainda não se sabe quantos candidatos vão concorrer ao cargo. O registro das candidaturas será em 1º de março.
No caso de Itaperuçu, o prefeito José Saruva (PMDB) foi cassado, em 2010, por uso indevido de meios de comunicação e abuso de poder econômico. De acordo com Joseney T. Perusso, chefe do cartório eleitoral de Rio Branco do Sul, que organiza a eleição em Itaperuçu, um jornal da cidade, que publica o Diário Oficial do município, veiculou reportagens que favoreciam a imagem do candidato à reeleição. “Além de outros pormenores”, acrescentou Perusso. Segundo o juíz, uma série de fatores levou à interpretação da Justiça de que a eleição de Saruva apresentava irregularidades. Para essas eleições suplementares, em Itaperuçu, são quatro candidatos ao cargo de prefeito.
As cidades vão passar por processo eleitoral, como ocorre normalmente a cada dois anos. Mas por um período menor. São dois meses de campanha.

Padre quer usar multa de noiva atrasada para pagar dívidas de igreja.

O padre Roberto Carrara, de 71 anos, que anunciou multa para as noivas que se atrasarem em Apucarana, no Norte do Paraná, disse que o dinheiro será usado para pagar dívidas da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, onde celebra missas há mais de 27 anos.
Os noivos devem deixar um cheque caução de R$ 500. Caso eles cheguem no horário combinado, recebem o cheque de volta. Mas, se não forem pontuais, o dinheiro vai para a conta da igreja e também poderá ser usado para pagar hora extra de funcionários.
SAIBA MAIS 
Irritado com noivos que não chegam no horário, o religioso já chegou a fazer casamento com duração de apenas 15 minutos, de acordo com funcionários da catedral. A decisão virou polêmica na igreja, que tem a agenda disputada para os casamentos. Contudo, os fiés aprovaram a iniciativa que foi comunicada na missa do domingo (6), como mostra vídeo gravado durante a celebração. As imagens mostram o padre sendo aplaudido quando comunica a nova medida para atrasos.
O rigor preocupa Juliana Jonas, que vai se casar no próximo fim de semana. Caso se atrase, ela e o noivo esperam contar com a compreensão do padre. "Tenha piedade de nós", diz Guilherme, noivo de Juliana.

Frei suspeito de pedofilia em MT diz que tinha relacionamento com menina.

O frei Erivan Messias da Silva, que foi preso ao sair de um motel com uma adolescente de 16 anos em Várzea Grande (MT), afirmou em entrevista ao site da TV Centro América que mantinha um relacionamento amoroso com a jovem há seis meses.
O religioso foi detido ao sair do motel na segunda-feira (31) por suspeita de estupro de vulnerável e permaneceu na prisão até sexta-feira (4). Segundo a delegada Juliana Palhares, responsável pelo caso, ele vai aguardar a conclusão da investigação policial em liberdade. O inquérito do caso ainda não foi concluído.
O frei trabalhava em duas paróquias de Cuiabá, mas foi afastado das funções. A decisão foi divulgada pela Arquidiocese de Cuiabá no dia 1º de fevereiro.
Na entrevista, ele explica que escondeu o relacionamento com a adolescente por medo do escândalo. Ele também pediu perdão aos fiéis e à Igreja. De acordo com a delegada, o frei usava o carro da paróquia para ir ao motel com a menor. Ele confirmou o fato e disse que sempre teve um veículo à disposição para uso pessoal. O religioso afirmou que tinha permissão da família para sair com a jovem.
Segundo Anderson Nunes de Figueiredo, advogado de defesa do religioso, a Justiça acolheu o questionamento da defesa sobre a hipótese de estupro de vulnerável. “A juíza entendeu que a prisão era ilegal porque, em tese, não estava caracterizado nenhum crime. Para caracterizar o crime de estupro de vulnerável a vítima deve ser menor de 14 anos, ter algum tipo de deficiência ou ser impedida de se defender, o que não era o caso. Houve o consentimento da adolescente. Em todo o momento ela afirmou à polícia que sabia o que estava fazendo”, diz.

ENCONTRO DE BLOGUEIRO GANHA MAIS UMA PALESTRA


Advogado Renato Curvelo

O renomado advogado bonconselhense, Dr. Renato Curvelo, está confirmado para ministrar a palestra "CRIMES NA INTERNET", no I Encontro de Blogueiros de Bom Conselho, no próximo dia 20 de março no Educandário Menino Jesus de Praga. O evento que será aberto ao público e aos interessados pela rede mundial de computadores, estará reunindo pessoas de vários seguimentos da sociedade bonconselhense e grandes nomes da comunicação.
Além do advogado Renato Curvelo, teremos a participação dos jornalistas, Maikel Marques, Jodeval Duarte, Luiz Clério, economista Zé Carlos, radialista Cláudio André e os blogueiros de Bom Conselho, Garanhuns, Palmeira dos Índios e outras cidades que posteriomente serão anunciados.